Pequenos negócios apostam em propaganda digital para impulsionar vendas, aponta pesquisa do Sebrae

Pequenos negócios apostam em propaganda digital para impulsionar vendas, aponta pesquisa do Sebrae

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento recente do Sebrae confirma uma tendência cada vez mais perceptível pelos consumidores: as empresas, incluindo as de pequeno porte, estão intensificando o uso de meios digitais para promover produtos e serviços. De acordo com a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, quase metade dos empreendedores (48%) afirma já ter investido em propaganda paga nas redes sociais ou outros canais digitais. As micro e pequenas empresas (MPE) são as que mais investem nesse tipo de divulgação, com 59%, enquanto entre os microempreendedores individuais (MEI), a proporção é de 39%.

A pesquisa revela que cerca de 70% dos pequenos negócios utilizam algum tipo de ferramenta digital para realizar vendas, uma tendência que se mantém estável nas últimas edições do estudo. Realizado entre 25 de novembro e 17 de dezembro de 2024, o levantamento abordou donos de pequenos negócios de todo o país. Setores como a indústria alimentícia, serviços pessoais, saúde, educação e economia criativa se destacam como os principais responsáveis pelo aumento do investimento em propaganda paga no ambiente digital.

Outro dado relevante da pesquisa aponta para o crescente uso das redes sociais, com o Instagram liderando as preferências dos empreendedores, com 60% de adesão, superando o Facebook, que caiu de 40% para 34%. O WhatsApp segue sendo a plataforma favorita, com 81% dos empresários adotando o app para interações comerciais. Os entrevistados podiam indicar mais de uma plataforma, o que reflete a diversidade de canais utilizados.

Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae, observa que a pandemia acelerou a digitalização dos negócios, com o Instagram ganhando destaque no e-commerce, enquanto o Facebook perdeu parte da sua audiência entre os pequenos empreendedores. “O Instagram aumentou sua participação no comércio eletrônico nos últimos três anos, superando o Facebook, que antes dominava uma parte significativa do mercado”, afirma Lago.

As plataformas digitais se consolidam como um campo de oportunidades para pequenos negócios, impulsionado pelo avanço da tecnologia, maior confiança do consumidor nas compras online e o crescimento de soluções financeiras acessíveis.

Para fortalecer sua presença no ambiente digital, o Sebrae recomenda que os empreendedores invistam em uma presença estratégica nas redes sociais, melhorem a logística de entregas para proporcionar uma experiência positiva aos clientes e se mantenham atualizados sobre as melhores práticas de marketing, gestão e vendas. A entidade oferece uma variedade de conteúdos, incluindo capacitações online, mentorias, consultorias e cursos especializados em negócios digitais.

Principais dados da 9ª edição da Pesquisa Pulso:

  • 48% dos pequenos negócios já pagaram por propaganda nas redes sociais ou na internet.
  • 59% das micro e pequenas empresas investem em divulgação online.
  • 70% dos pequenos negócios utilizam ferramentas digitais para realizar vendas.
  • Os principais canais utilizados pelos empreendedores são o WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *