Barcarena aparece entre as principais cidades exportadoras do Pará no recorde histórico de 2025

Barcarena aparece entre as principais cidades exportadoras do Pará no recorde histórico de 2025

No primeiro trimestre de 2025, o Pará obteve o melhor desempenho em exportações dos últimos dez anos, sendo Barcarena um dos principais impulsionadores desse feito. No período de janeiro a março, o estado exportou US$ 5,06 bilhões e obteve um saldo positivo de US$ 4,45 bilhões. Assim, manteve-se como o terceiro maior saldo comercial do país e o sexto mais exportador entre os estados.

Barcarena, juntamente com Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Itaituba, figura entre as principais cidades exportadoras do Pará. Com forte presença nos setores de mineração e indústria, a cidade reforça sua relevância logística e econômica para o comércio internacional do Brasil.

“Barcarena é peça-chave nesse desempenho. Sua estrutura portuária e logística favorece o escoamento da produção, e os números mostram que o estado soube superar desafios e ampliar sua presença no mercado global”, afirma Cassandra Lobato, coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIEPA.

A lista de exportações do Pará também se expandiu. O volume de mercadorias exportadas cresceu 16% em comparação com o ano passado, saltando de 764 para 887 produtos. Este progresso evidencia a expansão da participação do estado em diversas cadeias globais e a diminuição da dependência de commodities convencionais.

Apesar da queda de 26% no minério de ferro, o principal componente da pauta, outros produtos minerais tiveram um crescimento considerável. O aumento de 105% nas exportações de alumina calcinada, 36% nas de minério de cobre e 53% nas de alumínio não ligado.

Foto: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *