Seleção é uma das mais exigentes do país e terá provas entre julho e agosto; inscrições começam nesta segunda-feira (19)
O Ministério das Relações Exteriores abriu as inscrições para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2025, com 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário e salário inicial de R$ 22.558,56. Organizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) em parceria com o Cebraspe, o processo seletivo é considerado um dos mais difíceis do Brasil. As inscrições vão até 4 de junho e a primeira fase da seleção está prevista para 20 de julho.
A seleção contará com provas em duas etapas, realizadas em todas as capitais e no Distrito Federal. A primeira fase será composta por 240 questões objetivas de disciplinas como português, história, geografia, inglês, economia e direito. A segunda etapa, entre 23 e 31 de agosto, terá provas escritas, incluindo línguas estrangeiras. O concurso reserva vagas para pessoas negras (10), com deficiência (3) e garante a convocação adicional de 75 mulheres para promover equidade de gênero. Qualquer brasileiro nato com diploma de nível superior reconhecido pelo MEC pode participar. A taxa de inscrição é de R$ 229, com possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil