Pix Automático entra em vigor em 16 de junho como nova alternativa ao débito automático

Pix Automático entra em vigor em 16 de junho como nova alternativa ao débito automático

Funcionalidade será apresentada no dia 4 e permitirá pagamentos recorrentes com menos burocracia, beneficiando consumidores, empresas e instituições financeiras.

O Banco Central anunciou o lançamento do Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que passa a valer a partir de 16 de junho de 2025. A novidade será apresentada oficialmente no dia 4 de junho, em evento em São Paulo com a presença do presidente da instituição, Gabriel Galípolo. A ferramenta foi criada para facilitar pagamentos recorrentes, como mensalidades e serviços por assinatura, servindo como uma alternativa mais acessível ao tradicional débito automático.

Diferente do Pix Recorrente — em que o próprio usuário agenda transferências fixas com autorização prévia —, o Pix Automático permite que empresas enviem solicitações de débito diretamente aos clientes, que autorizam os pagamentos no aplicativo bancário e podem cancelar a qualquer momento. A modalidade não exige convênios entre empresas e bancos, o que favorece pequenos negócios. O sistema promete segurança, gratuidade para pessoas físicas e uma nova fonte de organização financeira para empresas e instituições.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *