Volkswagen vende mais salsichas do que carros na Europa

Volkswagen vende mais salsichas do que carros na Europa

Enquanto montadora enfrenta queda nas vendas de veículos, “currywurst” da marca bate recorde e quase iguala volume total do grupo

Em meio a um ano desafiador para a indústria automotiva, a Volkswagen registrou queda de 3% nas vendas globais de veículos em 2024, com lucro líquido recuando 30%. A empresa anunciou cortes de até 35 mil empregos e o fechamento de fábricas na Alemanha como parte de sua reestruturação. No entanto, um produto inusitado da marca está em alta: sua famosa salsicha currywurst, que vendeu 8,6 milhões de unidades no ano passado — superando os 5,2 milhões de carros da VW e se aproximando dos 9 milhões de veículos vendidos por todo o grupo.

Produzida desde 1973, a VW currywurst é consumida por funcionários nas fábricas da montadora e também vendida em supermercados e estádios na Alemanha. Em 2024, 6,3 milhões de unidades da versão tradicional foram comercializadas, além de 2,2 milhões em formato de cachorro-quente e 42 mil da versão vegana. A empresa ainda distribuiu 629 mil garrafas de seu ketchup próprio, incluindo uma edição limitada nos EUA que esgotou rapidamente. “Volkswagen é sinônimo de inovação — em duas, quatro rodas e, sim, também no prato!”, celebrou Gunnar Kilian, diretor de RH da marca, em postagem no LinkedIn. Enquanto o setor automotivo enfrenta turbulências, a salsicha da VW segue como um sucesso inesperado.

Foto: Picture Alliance/GettyImages

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *