A Polícia Federal (PF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fizeram uma parceria para agilizar a investigação de possíveis casos de manipulação de resultados no futebol nacional.
O trabalho vem sendo conduzido pela Unidade de Integridade do Futebol Brasileiro, criada pela CBF neste ano, mas envolve as diretorias da entidade.
É a esteira dos casos denunciados no ano passado pelo Ministério Público de Goiás nas Operações Penalidade Máxima 1 e 2. A colaboração entre CBF e delegados da PF consiste em compartilhar relatórios de inteligência, súmulas das partidas e histórico dos jogadores.
A entidade que rege o futebol nacional também repassa informações do chamado Passaporte do Futebol, sistema criado para monitorar atletas, treinadores, árbitros e corpo técnico. Segundo a CBF, a troca de informações conta ainda com a participação das diretorias de Competições; Jurídica; Governança e Conformidade; Registro, Transferência e Licenciamento.
As provas compartilhadas pela CBF passam a integrar as investigações da PF, junto com os materiais apreendidos pela própria PF.
Foto: reprodução