Segundo levantamento da Junta Comercial do Pará (Jucepa), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), cerca de 42 mil empresas foram abertas no primeiro semestre de 2024 no território paraense.
Belém lidera o ranking com 10.688 novas empresas, seguida por Ananindeua, com 4.060; Parauapebas, com 2.412; Santarém, 2.190, e Marabá, 2.103 empresas. O setor de Comércio e Serviços foi responsável pela maioria dos registros, com destaque para o comércio varejista de artigos de Vestuário e Acessórios.
No Pará, a Jucepa está conveniada pela Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) com os 144 municípios, oferecendo gratuitamente acesso ao Sistema Integrador Pará, permitindo que a prefeitura tenha controle sobre todos os CNPJs constituídos, alterados e extintos.
Com a implantação desse sistema, os órgãos passam a se comunicar em tempo real, facilitando, acelerando e simplificando o processo de formalização da empresa.
Foto: Pedro Guerreiro – Agência Pará