Acertar: Igor dispara em Belém e tem 64% dos votos válidos contra 36% de Éder Mauro

Acertar: Igor dispara em Belém e tem 64% dos votos válidos contra 36% de Éder Mauro

Foto: Reprodução

A primeira pesquisa do Instituto Acertar após o primeiro turno em Belém, mostra ampla vantagem do candidato do MDB, Igor Normando, que tem quase o dobro dos votos válidos do segundo colocado.

Faltando apenas uma semana para a eleição, Normando tem 64% da intenção de votos dos belenenses ante 36% de Éder Mauro (PL), uma vantagem de 28 pontos percentuais.

Na intenção de votos estimulada – quando é apresentada aos entrevistados uma cartela com os nomes dos dois concorrentes – Igor Normando chega a 58% da preferência de votos contra 33% de Éder Mauro.

Nesse cenário, o Instituto Acertar apurou a “decisão de voto”, dos eleitores de Belém. Igor Normando tem 90% de respostas que apontam que a decisão já está tomada e apenas 1% dos que dizem que têm chance de mudar de voto. Éder Mauro tem 87% de votos consolidados e 5% dos que revelaram voto nele, mas que têm grande chance de mudar o voto.

O potencial de voto, rejeição e desconhecimento também foi medido pelo Instituto. Igor mantém baixo índice de rejeição, com 24%, enquanto Mauro chega a 47% que apontam que não votariam nele de jeito nenhum.

Logo após o 1º turno, o candidato Igor Normando recebeu apoio dos concorrentes anteriores, Thiago Araújo (Republicanos) e Edmilson Rodrigues (PSol) que foram, respectivamente, o terceiro e quarto mais votados.

GESTÃO

A pesquisa apurou entre os moradores de Belém, a opinião sobre o 2º mandato do governador Helder Barbalho (MDB): 80% dos entrevistados afirmaram que a gestão do emedebista é positiva, 5% regular e apenas 14% responderam ser negativa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi avaliado e teve 53% de aprovação de seu governo. Na avaliação negativa, Lula tem 39% entre os belenenses. Chama a atenção a queda de 3pp da avaliação negativa ante os resultados da última rodada de pesquisa, realizada entre 23 de setembro a 03 de outubro, quando Lula teve 42% negativos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 a 17 de outubro. Foram entrevistadas 840 pessoas. A margem de erro é de 3,5% sobre os resultados gerais da pesquisa. O nível de confiança do levantamento é de 95%. O número de registro da pesquisa registrada junto ao junto ao TSE e TRE/PA é 02916/2024. O Instituto Acertar foi contratado pelo Diários do Pará Ltda.

A pesquisa foi registrada junto ao TSE e TRE/PA, em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, da Resolução nº 23.600/2019, do art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/2012, assim como das demais resoluções que disciplinam os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou aos candidatos.

Por Luiza Mello/Diário do Pará/DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *