A coordenação de Hidrologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, lançou em Belém, o aplicativo SipamHidro, que já está disponível de forma gratuita tanto para o sistema Android quanto para iOS.
A ferramenta oferece dados hidrológicos e meteorológicos para acompanhamento e previsão de desastres naturais na Amazônia. Disponibiliza aos usuários diversos recursos de monitoramento, como: monitorar em tempo quase real níveis dos rios, chuvas e indicadores hidrológicos.
Também notificações em caso de ocorrências de futuros eventos extremos na região; interface moderna e interativa, com mapas dinâmicos e gráficos otimizados para uso móvel. O aplicativo também fornece canais de interatividade, onde o usuário pode registrar um evento.
Poderá ainda bater uma foto, escrever um texto e encaminhar o conteúdo que alimentará um banco de dados criado pela equipe. O SipamHidro é voltado para gestores públicos, profissionais de defesa civil, pesquisadores, ou simplesmente quem vive em áreas suscetíveis a eventos extremos.
Foto: reprodução