O Pará apresentou redução das infrações relacionadas ao uso de celular ao volante, segundo dados recentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Segundo o levantamento, em 2023 o Pará registrou 1.947 infrações a condutores flagrados falando ao celular enquanto dirigiam.
Em 2022 foram 3.621 autuações. Em 2024, até o mês de setembro, são contabilizadas 1.201 multas, o que indica queda em relação ao ano anterior. O Detran tem reforçado campanhas educativas e ações de fiscalização para conscientizar os motoristas sobre os perigos dessa prática.
As campanhas educativas realizadas pelo órgão têm sido fundamentais para essa mudança de comportamento. As ações educativas voltadas à sensibilização dos condutores se intensificam a cada ano, percorrendo todo o Estado para alertar a população.
Os riscos associados ao uso de dispositivos móveis enquanto se dirige está entre as principais causas de lesões graves no trânsito e sempre são alvo das operações dos agentes de educação. Em 2023, o Estado registrou um total de 8.093 sinistros de trânsito ocasionados pela falta de atenção.
Isso inclui o uso ou o simples manuseio do celular ao dirigir, já que este hábito pode causar a perda de controle do veículo. Levantamento realizado em 2024 pelo Portal do Trânsito aponta que o uso do celular aumenta em 400% o risco de acidentes e, no Brasil, é a terceira maior causa de mortes no trânsito.
Foto: Agência Pará