Foto: Divulgação
Serão exibidos curtas-metragens produzidos ao longo das oficinas do projeto Ecocine; melhores produções serão premiadas, com inscrições até 30 de novembro
O Cine Líbero Luxardo, localizado no Centur, em Belém, recebe a 1ª Mostra de Cinema Ecocine no dia 16 de dezembro. Além das exibições, os três melhores curtas-metragens e o melhor curta de um minuto serão premiados na 1ª Premiação de Curtas Vozes da Juventude. As inscrições para concorrer aos prêmios em dinheiro estão abertas até 30 de novembro, por meio de formulário disponível em instagram.com/vozesjuventude/.
Durante a mostra, serão exibidos curtas-metragens com duração de até cinco minutos, produzidos ao longo das oficinas de audiovisual do projeto Ecocine. A temática central dos filmes é a sustentabilidade, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e social por meio do audiovisual. A 1ª Mostra de Cinema Ecocine é uma realização da Coletivo Vozes da Juventude e conta com participação do projeto Clube do Filme.
Desde maio deste ano, o Coletivo Vozes da Juventude promove um ciclo de oficinas gratuitas com profissionais renomados do setor no Lar Fabiano de Castro, no bairro do Guamá. As formações foram nas áreas de roteiro e direção, edição de som e imagem e curta-metragem e edição de vídeo. Ao todo, mais de 100 pessoas foram beneficiadas pelo projeto.
A 1ª Mostra de Cinema Ecocine é uma iniciativa do Coletivo Vozes da Juventude, formado há quatros anos por geógrafos, cineastas e comunicadores do Pará. O projeto visa utilizar o cinema e a produção de vídeos como ferramentas para inspirar mudanças comportamentais e promover a conscientização ambiental.
“Ao longo do projeto, fomos testemunhas da criatividade e da visão única das comunidades periféricas, que usaram o audiovisual para contar suas próprias histórias, abordar questões ambientais, sociais e culturais de maneira autêntica e impactante. Esta mostra não só valoriza as produções realizadas nesses territórios, mas também promove o reconhecimento da periferia como um espaço de resistência, inovação e protagonismo”, destaca Jamilly Lopes, geógrafa, produtora cultural e membro do coletivo.
O projeto Ecocine foi selecionado pelo Edital 005/2023 – Chamamento Público de Fomento ao Audiovisual – Art. 8º da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
Serviço:
1ª Mostra de Cinema Ecocine (Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré)
Dia: 16/12/2024
Hora: 09h às 12h
Local: Cine Líbero Luxardo
Entrada gratuita
1ª Premiação de Curtas-Metragens Vozes da Juventude:
Tema: Meio ambiente e sustentabilidade
Duração dos curtas: Até cinco minutos (incluindo créditos)
Prêmios: 1º, 2º e 3º lugares: R$ 1 mil cada
Premiação especial Clube do Filme: R$ 500
Requisitos:
- Residir no Estado do Pará;
- Obra original, com respeito aos direitos autorais.