Codec impulsiona o desenvolvimento social e econômico local, por meio do Distrito Industrial de Ananindeua

Codec impulsiona o desenvolvimento social e econômico local, por meio do Distrito Industrial de Ananindeua

Foto: Ascom/Codec

A atuação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), tem sido fundamental na instalação de empreendimentos para o Distrito Industrial de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, atraindo novas empresas e gerando oportunidades de emprego para a população local. Haroldo Souza, assistente administrativo na Associação das Empresas do Distrito Industrial de Ananindeua (Aedia), é um exemplo do impacto positivo que o Distrito Industrial trouxe para a região. “Dois anos após me formar, consegui meu primeiro emprego em uma empresa aqui no Distrito Industrial”, relatou Haroldo, que há 14 anos está à frente do cargo. Ele destaca ainda que a implantação do distrito foi decisiva para sua carreira. “Foi bastante positiva, pois permitiu minha primeira experiência de trabalho. Aprendi muito ao longo do tempo e, além disso, houve uma melhora significativa na minha situação financeira”, afirmou.

Além de Haroldo, o Distrito Industrial de Ananindeua gerou 14.800 empregos, tornando-se um importante pólo de desenvolvimento na região, além de gerar receitas tributárias ao município e ao estado. Com uma área total de 457 hectares, o distrito abriga 64 empresas ativas em setores diversos como construção civil, transportes, alimentos e bebidas, energia, mobiliário e químico. Essas empresas contribuem para o fortalecimento da economia local.

“O Distrito Industrial de Ananindeua reforça o compromisso do Governo do Estado, que, por meio da Codec, busca estratégias para atrair novos investimentos para a região Norte”, destacou o presidente da Codec, Lutfala Bitar. “Um exemplo disso é a Votorantim Cimentos, uma empresa de São Paulo que viu no Pará um mercado em potencial para expandir suas atividades. Com essa estratégia, conseguimos impulsionar a indústria na região e contribuir para a geração de emprego”, completou Bitar.

A Companhia segue exercendo um papel crucial na gestão e apoio aos distritos industriais do Estado, garantindo que a expansão econômica traga benefícios tangíveis à população e contribua para o desenvolvimento sustentável da região. Contudo, a atuação da Codec vai além dos limites dos atuais distritos industriais, podendo atrair e apoiar a implantação de empreendimentos industriais, logísticos e de serviços, para todo o território do Pará.

Desde 2019, a Votorantim Cimentos, uma das maiores empresas do setor de materiais de construção, está presente no Distrito Industrial de Ananindeua, com um modelo de indústria que alia modernização tecnológica e automação, com a garantia de condições de trabalho seguras e a redução de impactos ambientais. A operação da fábrica de argamassas da empresa na região resultou em um investimento significativo de R$ 16,5 milhões, sendo responsável pela geração de 48 empregos diretos e cerca de 168 indiretos.

“Nossa fábrica em Ananindeua está alinhada com a nossa estratégia de crescimento e diversificação geográfica, que busca atender aos nossos clientes com eficiência e qualidade, além de estimular o desenvolvimento social e econômico do país. Com essa operação, diversificamos o nosso portfólio e aumentamos a nossa capacidade de produção de argamassas, distribuição e atendimento aos nossos clientes, fortalecendo a nossa presença e confiança no potencial de crescimento na região Norte do país”, afirma Carlos Vicente Flores Escalona, gerente geral de operações Argamassas da Votorantim Cimentos.

A presença da Votorantim Cimentos no município paraense representa um importante passo na consolidação da empresa como líder no setor, destacando-se por seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

Além do Distrito Industrial de Ananindeua, o Pará possui outros três Distritos geridos pela Codec e estrategicamente localizados nos municípios de Barcarena, Marabá e em Icoaraci, distrito de Belém, tendo, em andamento, a implantação de outros três distritos: Castanhal, Breves e Santarém.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *