Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Belém é uma das capitais em disputa nas eleições municipais de 2024. Os candidatos Igor Normando (MDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL) confirmaram suas candidaturas neste sábado (3) e você confere quem são os nomes que também já foram confirmados pelos partidos políticos:

Delegado Éder Mauro (PL)

O Partido Liberal (PL) oficializou no último dia 24 de julho a candidatura do Deputado Federal Éder Mauro à Prefeitura de Belém. A convenção da sigla foi realizada no ginásio de um clube, localizado no bairro da Pedreira. A médica anestesiologista Tatiane Coelho (PL) será a candidata a vice-prefeita na chapa de Éder Mauro.

Éder Mauro é deputado federal pelo terceiro mandato, sendo eleito em 2014 e 2018 pelo PSD; e em 2022 pelo PL para a Câmara Federal.

Também concorreu ao cargo de prefeito de Belém em 2016 pelo PSD, ficando na terceira posição. Antes de entrar para política, se formou em direito e atuou como delegado em Belém por 30 anos.

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Italo Abatí (Novo)

O partido Novo oficializou no último dia 30 de julho a candidatura do empresário Ítalo Abati à Prefeitura de Belém, no auditório de um centro de evangelização, localizado no bairro do Marco.

O professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Acilon Baptista é o candidato a vice-prefeito, também pelo partido Novo.

Ítalo Abati é professor de direito constitucional, ambiental e filosofia. O candidato também atua como docente na Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA), no curso de Licitação Pública.

Nas eleições municipais de 2020, o empresário se candidatou para o cargo de vereador pelo partido Novo, em Belém, mas não foi eleito.

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Jefferson Lima (Podemos)

O Podemos oficializou no último dia 1º de julho a candidatura do radialista Jefferson Lima à prefeitura de Belém, no salão de um clube, localizado no bairro da Pedreira.

A médica Aline Kzam, de 38 anos, filiada ao Podemos, será a candidata ao cargo de vice-prefeita na chapa de Jefferson Lima.

Jefferson Lima nasceu em 30 de novembro de 1974. Há mais de 30 anos atua como radialista, além de empresário e apresentador de TV.

Em 2004, veio como candidato a vereador de Belém pelo Partido Verde. Em 2012, concorreu à prefeitura de Belém pelo Progressista (PP). Em 2014, disputou ao cargo de senador pelo PP. Em 2016, concorreu à prefeitura de Ananindeua pelo MDB. E em 2018 veio como candidato a deputado estadual pelo MDB. O candidato não foi eleito em nenhum dos pleitos.

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Raquel Brício (UP)

O partido Unidade Popular oficializou na última sexta-feira (2) a candidatura de Raquel Brício à prefeitura de Belém. A vice da chapa é Gualdina Maria Menezes Leite, de 60 anos. O anúncio ocorreu no auditório do Sindicato dos Urbanitários do Pará, no bairro do Marco.

Aos 32 anos, Raquel Brício concorreu, em 2020, ao cargo de vereadora em Belém e, em 2022, foi candidata a deputada estadual, mas não foi eleita em nenhum dos pleitos.

A candidata é natural de Moju, nordeste do Pará, e se mudou para Belém aos 12 anos de idade para estudar.

Ela é formada em gestão de recursos humanos e é estudante de direito da Universidade Federal do Pará. Ela trabalha como guarda portuária federal na Companhia Docas do Pará, é diretora do Sindicato dos Portuários do Pará e Amapá e coordenadora nacional do Movimento Luta de Classes.

A carreira política começou no movimento estudantil no atual Instituto Federal do Pará, onde foi presidente do grêmio estudantil em 2007.

A candidata já foi do Diretório Central dos Estudantes da UFPA. Também atuou na Fundação do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Thiago Araújo (Republicanos)

Durante convenção o partido Republicanos oficializou na última quinta-feira (1º) a candidatura do deputado estadual Thiago Araújo à prefeitura de Belém. O anúncio ocorreu em um espaço para shows no bairro do Guamá.

O nome do candidato a vice ainda não foi escolhido e deverá ser divulgado até o dia 5 de agosto, prazo final para os partidos realizarem as convenções municipais.

Para as eleições de 2024, o Republicanos reuniu uma coligação com os partidos Agir, Avante, Democracia Cristã, Solidariedade e Partido da Mulher Brasileira. Ao todo, a coligação deve lançar mais de 140 candidatos a vereador.

Aos 31 anos, Thiago Araújo já foi vereador de Belém, eleito em 2012, e atualmente está no terceiro mandato como Deputado Estadual pelo PPS, eleito nos pleitos de 2014, 2018 e 2022.

Thiago Araújo concorreu à prefeitura de Belém, em 2020, mas não foi eleito. O deputado preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Pará.

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Wellingta Macedo (PSTU)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Wellingta Macêdo e Airton Moraes para a Prefeitura de Belém, na noite da última sexta-feira (2), em convenção na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém, no bairro de São Brás.

Wellingta tem 44 anos e é educadora social e ativista do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe.

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Eguchi (PRTB)

A convenção do PRTB de Belém vai ser realizada a partir das 19h desta segunda-feira (5), no Império Pedreirense, na Travessa Mauriti, 1135, no bairro da Pedreira. Everaldo Eguchi deve ser o nome escolhido para concorrer à prefeitura e os nomes para vice-prefeito e vereadores também serão anunciados.

Eguchi é delegado da Polícia Federal e concorrerá pela segunda vez ao cargo: Em 2020, disputou com o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, e obteve 23,06% dos votos no primeiro turno e 48,24% no segundo turno.

Confira quem confirmou suas candidaturas para a corrida eleitoral em Belém

Com informações do g1 e do O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *