Expectativa é de expansão moderada, com destaque para crédito às famílias
A nova edição da Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban, divulgada nesta quinta-feira (29), indica que o crédito deve crescer 8,5% em 2025, sinalizando uma leve desaceleração em relação à estimativa anterior (8,6% em março). A projeção, baseada em levantamento com 22 bancos entre 14 e 19 de maio, revela estabilidade nas expectativas, mesmo diante do cenário de juros elevados e incertezas globais.
A carteira de crédito com recursos livres deve crescer 8,1%, também praticamente estável ante os 8,2% previstos anteriormente. Já o crédito às famílias deve ter desempenho mais expressivo: 55% dos analistas preveem avanço próximo a dois dígitos, levemente acima dos 50% registrados na pesquisa de março.
Segundo Rubens Sardenberg, diretor de Economia da Febraban, apesar do ciclo de alta da Selic e das incertezas externas, o crédito e a atividade econômica seguem em “expansão interessante”. Ele destaca fatores como o mercado de trabalho aquecido, o crescimento dos benefícios sociais e o lançamento do programa Crédito ao Trabalhador como estímulos importantes à demanda por crédito das famílias ao longo de 2025.
Foto: Marcello Casal/Agencia Brasil