Especialistas atribuem problema ao uso excessivo de tecnologia e sedentarismo; síndrome do “pescoço de texto” é nova preocupação
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Coluna revela que 36% dos jovens entre 18 e 29 anos já sofreram com dores nas costas nos últimos meses – problema antes associado ao envelhecimento. Médicos apontam como principais causas o uso prolongado de celulares (que gera a “síndrome do pescoço de texto”), má postura, sedentarismo e excesso de peso, transformando o quadro em uma nova epidemia entre a geração hiperconectada.
Além dos fatores tecnológicos, mochilas pesadas, colchões inadequados e estresse agravam as dores cervicais e lombares. O ortopedista João Rufino alerta que pequenas mudanças no dia a dia – como corrigir a postura e fazer pausas durante o uso de dispositivos – podem prevenir problemas crônicos. O relato da estudante Kezia Silva, 22, ilustra o drama: “Já parei atividades por causa da dor, que volta mesmo com alongamentos”. Especialistas recomendam avaliação médica se as dores persistirem por mais de 15 dias, para evitar complicações como hérnias de disco.
Foto: Divulgação