Fóssil brasileiro revela novos indícios sobre origem dos dinossauros

Fóssil brasileiro revela novos indícios sobre origem dos dinossauros

Estudo publicado na Nature identifica possível ancestral direto dos dinossauros em espécie de 237 milhões de anos descoberta no RS

Pesquisadores brasileiros e argentinos anunciaram nesta sexta-feira (30) na revista Scientific Reports (Nature) a descoberta de um fóssil que pode reescrever a história evolutiva dos dinossauros. Encontrado em Santa Cruz do Sul (RS) e guardado por décadas na UFRGS, o material pertencente à nova espécie Itaguyra occulta (“ave de pedra oculta” em tupi) data de 237 milhões de anos – período crucial pós-extinção em massa do Permiano. A análise de dois ossos pélvicos sugere que os silessauros, grupo ao qual pertence o fóssil, não seriam apenas parentes próximos, mas os primeiros dinossauros ornitísquios.

O estudo, liderado pelo Museu Nacional/UFRJ, indica que o sul do Brasil foi um importante centro de diversificação desses répteis pré-históricos. “Se confirmada, nossa hipótese coloca o Itaguyra entre os dinossauros mais antigos já descobertos”, explica o paleontólogo Voltaire Paes Neto. A pesquisa preenche uma lacuna crítica no registro fóssil e reforça o papel da América do Sul na compreensão da evolução desses animais, que dominariam a Terra milhões de anos depois da Grande Extinção que eliminou 95% das espécies marinhas.

Foto: Janaína Brand Dillmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *