Governo do Estado entrega obra de reconstrução do Museu de Vigia

Foto: Raphael Luz / Ag. Pará

O Governo do Estado entregou neste sábado (1°), o prédio do Museu da cidade de Vigia, localizado no centro comercial do município, região noroeste do estado. O espaço histórico do museu foi totalmente reconstruído. Durante o ato de entrega, o Governador Helder Barbalho destacou a importância da parceria entre Estado e município para preservar a história e a memória de Vigia. 

“Vigia é uma das cidades mais antigas da Amazônia e precisa, portanto, ter o resgate e a manutenção da sua história para que as gerações possam entender, conhecer e valorizar. Aqui, com este prédio, estamos garantindo um espaço para que as pessoas venham visitar e conhecer um pouco da história de Vigia, da Amazônia e de tudo aquilo que fez com que, ao longo desses 408 anos, essa cidade se consolidasse como uma das mais importantes da Amazônia e do Pará.” disse o Governador.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Reconstrução – A reconstrução do edifício histórico manteve os traços de arquitetura colonial que resiste em Vigia. Além da área que abriga o Museu, o projeto também garantiu a reconstrução da área livre (antigo quintal) do prédio, que será aproveitada como espaço para a prática de atividades culturais e também como espaço gourmet. O auditório original foi mantido, além da criação de um espaço para administração. Para garantir a acessibilidade, foram instaladas duas plataformas elevatórias, uma com elevador. 

Para o prefeito de Vigia, Job Junior, a reconstrução do Museu é fundamental para o turismo, economia e para a cultura do município. “Esta obra vai nos permitir fazer eventos constantes e não somente periódicos. Vai que nós tenhamos novamente o circuito turístico dentro da cidade, para que a gente possa atrair turistas, gerar renda e emprego para o nosso município.” afirmou o prefeito. 

Presente à população – Nelson Monteiro é morador da cidade de Vigia e afirma que a entrega do Museu do município vai agregar muitos valores à cidade. “A nossa cidade já evoluiu muito, muitos prédios antigos já não existem mais, então esse museu vai agregar mais o conhecimento, principalmente para essa geração mais nova, que não viveu essa parte escultural desde o início, mas que agora vai ter possibilidade de ver as coisas. Também é uma obra importante para que o povo de outros municípios venham conhecer a história aqui através do nosso museu.” disse.

Já a moradora Suelen Costa relembrou como era o prédio antes das obras e comemorou a entrega do Museu. “Antes da reconstrução, o museu estava bem feio. Agora, a gente fica encantado, porque realmente, pra quem mora aqui na Vigia, sabe da história do museu. A gente já viu uma grande diferença. Gratidão mesmo de poder ver a reforma do nosso museu!” comemorou. 

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *