Governo do Pará inicia repasse inédito para potencializar robótica nas escolas estaduais por meio do Dinheiro na Escola

Governo do Pará inicia repasse inédito para potencializar robótica nas escolas estaduais por meio do Dinheiro na Escola

Foto: Rai Pontes Ascom Seduc

Equipar as escolas da Rede Estadual de Ensino com ferramentas tecnológicas, é uma das prioridades do Governo do Pará, que entende que este é um mecanismo poderoso para engajar estudantes e potencializar o processo de ensino aprendizagem, com ações pedagógicas diferenciadas e mais elaboradas. Com um novo repasse de mais de R$ 618.688,00, proveniente do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início ao subprograma ‘Robótica’ para compra de kits e outros equipamentos essenciais para a implementação de projetos de robótica educacional. Atualmente, 20 unidades foram contempladas com o primeiro lote. 

“O Prodep é um programa prioritário para o Governo do Estado e para a Seduc e, sem dúvidas, fundamental para as nossas escolas. Garantir recurso na ponta e autonomia para a gestão escolar é uma das ferramentas mais importantes para conseguirmos avançar ainda mais. Essa semana damos início ao subprograma inédito de Robótica. Nossas escolas já são protagonistas, tendo inclusive reconhecimentos nacionais como o do professor Rafael Herdy da Escola Estadual Cordeiro de Farias e a equipe Pavulagem, mas precisamos sistematizar, precisamos fortalecer e estimular essas iniciativas. O Prodep já faz a diferença nas nossas escolas, esse é só o começo.” disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 
 
Com o repasse do subprograma do Prodep, a escola contemplada vai poder adquirir kits para o desenvolvimento da robótica nas unidades, com Kits Lego Spike Prime, essenciais para a construção e programação de robôs; Tapetes Educacionais, sendo um Tapete Lego e outro de Cultura da Sustentabilidade, ambos servirão como arenas para testes e desafios de robótica, promovendo o aprendizado lúdico e a aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade; Mesa/Arena para Competições, uma estrutura sobre a qual são colocados os tapetes de competições; assim como computadores. 

Em média, as 20 unidades escolares receberam R$ 30.934,40 do subprograma. Uma delas é a Escola Estadual Oneide Sousa Tavares, localizada no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. “A Escola Estadual Oneide Sousa é uma escola em tempo integral que já vem trabalhando com robótica no nosso dia a dia, com os nossos alunos do ensino regular e agora do médio, como a criação de um robô, que será futuramente um robô para campeonatos, além de outros direcionamentos relacionados a esse projeto. Recebemos com muita felicidade pelo Prodep a verba que já caiu em conta para podermos trabalhar com os nossos projetos e ampliarmos as nossas ideias e dos nossos alunos protagonistas com relação à robótica nas escolas”, disse Elizabete Evanovich, diretora.
 
Por meio do subprograma, as escolas estaduais podem proporcionar uma abordagem de aprendizado prática e envolvente que atenda às necessidades diversificadas dos estudantes. Com a robótica, os estudantes têm a oportunidade de explorar conceitos complexos de matemática, ciências e engenharia de uma maneira acessível e tangível. Além disso, a robótica educativa promove a inclusão e a igualdade de oportunidades no sistema educacional paraense. 

“Agora temos a certeza de que vai ter uma mesa para realizar os testes, também teremos cortadora laser para preparar as peças de modelagem, assim poderemos ampliar o número de alunos participantes. Então, tanto a proposta inicial, que era utilizar Arduino, que tinha um custo alto com as peças, a gente só poderá implementar agora devido a esses recursos para a escola”, conta Misael Miléo da Silva, professor de matemática da Escola Estadual Mário Queiroz do Rosario, do município de Bragança.

Mais autonomia e investimento – O Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) é uma iniciativa que potencializa e confere autonomia para o desenvolvimento de ações nas escolas. Por meio da iniciativa, a gestão escolar, na figura do diretor ou diretora, em parceria ativa do Conselho Escolar, poderá conduzir, com protagonismo, os investimentos alinhados às necessidades específicas de cada realidade. Apenas neste ano, a Seduc já repassou um total superior a R$ 89 milhões para 665 escolas estaduais, garantindo autonomia e celeridade para reformas, manutenções contínuas, aquisição de materiais pedagógicos e tecnológico, robótica, além de reforço da alimentação escolar. 

O programa ajuda as escolas a transformarem suas realidades a partir das necessidades particulares de cada unidade. A gestão escolar não mais depende da intervenção da Secretaria ou das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) para atender demandas que podem ser facilmente resolvidas com maior celeridade, a partir da disponibilidade do recurso diretamente nas unidades.

O repasse dos valores relativos ao Programa está condicionado à entrega do Plano de Aplicação Financeira (PAF), que será elaborado após escuta da comunidade escolar, pelas unidades executoras (Conselhos Escolares) vinculadas às escolas da rede pública estadual.

Texto: Fernanda Cavalcante (Ascom/Seduc)

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *