Estudo inédito divulgado na terça-feira (11) por uma empresa de consultoria especializada em políticas de marketing cultural, esportivo e social revela que a população de Belém é uma das que mais consomem cultura no Brasil.
De acordo com a pesquisa, os belenenses apresentam percentuais de acesso numericamente superiores à média nacional em nove das 14 atividades culturais analisadas. Dentre as preferências musicais dos habitantes da capital, destacam-se a MPB e o gospel, sendo o Círio de Nazaré visto como o evento cultural mais relevante da cidade.
O estudo foi realizado em 2017 e analisou 12 das 14 atividades examinadas em 2024, porém, não abordou questões sobre visitas a locais históricos e eventos literários. Belém, assim como outras capitais, notou uma diminuição no acesso à maioria das atividades culturais em relação a 2017.
Segundo as informações, o número de indivíduos que frequentam atividades culturais em Belém se equipara ou ultrapassa a média das 27 capitais em 10 das 14 atividades analisadas. Belém supera a média em apenas quatro áreas: jogos eletrônicos (44%), shows musicais (37%), teatro (21%) e, em menor escala, cinema (47% e 48%, diferença dentro da margem de erro).
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará