Mulher afirma ter posse de 83% de Jericoacoara

Mulher afirma ter posse de 83% de Jericoacoara

Uma polêmica foi divulgada à imprensa nos últimos dias, envolvendo o famoso ponto turístico de Jericoacoara, no Ceará. O fato é que a aposentada Iracema Correia São Tiago, que afirma ser dona de 83% das terras.

Ela quer receber apenas áreas que estão desocupadas, sem prejudicar moradores e comerciantes da região. A afirmação foi dada à reportagem por Samuel Machado Guimarães, sobrinho da mulher e que participa das negociações sobre o caso.

A aposentada e o Governo do Ceará chegaram a um acordo, no qual 49 mil metros quadrados serão cedidos a ela pelo estado. O pleito de Iracema é de que, em 1983, seu então marido comprou terrenos, totalizando 714 hectares na região.

Ela apresentou a escritura pública dessas compras. Desse total, 73,5 hectares seriam na Vila de Jericoacoara, que possui, ao todo, 88 hectares. Segundo Samuel, em 1995 Iracema se separou de José Maria Machado, responsável pela compra das áreas.

No divórcio, ela receberia as propriedades. A família entrou na Justiça, mas deixou o processo de lado em 2002. Depois de vinte anos, após uma mudança de advogados, a situação foi revista, afirma Samuel.

Ele e os quatro filhos da aposentada auxiliam no processo de regularização e reivindicação das terras, contempladas em três fazendas na região.

Foto: portal jericoacoara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *