Painel de 1986 que retrata o tradicional mercado passa por minucioso processo de restauro antes de integrar exposição permanente
O Museu de Arte de Belém (MABE) concluiu o restauro do painel “Ver-o-Peso III”, obra do artista paraense Benedicto Mello (1925-2004), e agora a exibe na mostra “Novos Olhares sobre o Mabe” no Palácio Antônio Lemos. O mural de 4m x 1,8m, originalmente pintado para um banco em 1986, passou por um mês de tratamento especializado pela equipe de conservação do museu, incluindo limpeza camada por camada e fixação com cera para reparar fendas e desgastes. A curadora Nina Matos destacou a importância de resgatar esta obra de um dos pioneiros da restauração artística na Amazônia, criador do primeiro laboratório de restauro da região e fundador do antigo Museu da Cidade de Belém (Mubel).
A obra integra a exposição que pode ser visitada de terça a sexta, das 8h às 14h, e domingos das 9h às 13h. Benedicto Mello deixou um importante legado artístico no Pará, incluindo o mural “A Cabanagem” no plenário da Alepa. O MABE reforça assim seu compromisso com a preservação da memória artística regional, mostrando ao público não apenas obras icônicas, mas todo o trabalho técnico por trás de sua conservação.
Foto: Divulgação/Mabe