Mercedes-Benz Classe G adaptado tem 587 cv de potência e foi desenvolvido para interação com fiéis, mantendo tradição de quase um século entre Vaticano e montadora
O Papa Leão XIV estreou oficialmente seu Papamóvel elétrico durante a missa inaugural de seu pontificado, no domingo (18). O veículo, um Mercedes-Benz Classe G 100% elétrico (G580 EQ), custa aproximadamente R$ 906 mil (142 mil euros) e já era utilizado pelo Papa Francisco desde dezembro de 2024. Desenvolvido em parceria com o Vaticano, o modelo combina tecnologia sustentável — em linha com a encíclica Laudato Si’ — e adaptações exclusivas para o pontífice, como assento giratório elevável e teto removível para interação com o público.
Com 587 cv de potência e autonomia de 473 km (ciclo europeu), o SUV foi projetado para operar em baixas velocidades, típicas de eventos públicos. A Mercedes-Benz mantém uma parceria com o Vaticano desde 1930, quando Pio XI recebeu um Nürburg 460 Pullman. O novo modelo reforça a tradição, agora com foco em emissão zero e inovações como portas redesenhadas e motores próximos às rodas para melhor dirigibilidade.
Foto: Divulgação | Mercedes-Benz