Investimentos em infraestrutura preparam a capital paraense para sediar o maior evento climático do mundo, deixando um legado de saúde e qualidade de vida para a população
A seis meses da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), o Governo do Pará intensifica obras de saneamento e reurbanização em Belém, beneficiando diretamente mais de 500 mil pessoas. As intervenções se concentram nas bacias hidrográficas do Tucunduba, Una, Murutucu e Tamandaré, além de 13 canais urbanos, melhorando o escoamento de águas pluviais e a mobilidade em bairros como Guamá, Terra Firme, Marco e Cidade Velha. As ações integram o plano estadual para tornar Belém apta a sediar o evento internacional em novembro de 2025.
Além da expansão de 55,5 km de rede de esgotamento sanitário e mais de 10 mil novas conexões domiciliares, o governo também investe na revitalização do Complexo do Ver-o-Peso e na construção do Parque da Cidade, que será sede de espaços oficiais da conferência. Com 80% das obras concluídas, o parque de 500 mil m² reunirá atrações de sustentabilidade, cultura e lazer. O investimento total ultrapassa R$ 4,5 bilhões, com apoio de instituições como BNDES e Itaipu Binacional. Para o governo, as melhorias vão além da COP: representam um avanço estrutural duradouro para Belém e sua população.
Foto: Augusto Miranda/Agência Pará