Obras de saneamento em Belém beneficiam mais de 500 mil pessoas às vésperas da COP 30

Obras de saneamento em Belém beneficiam mais de 500 mil pessoas às vésperas da COP 30

Investimentos em infraestrutura preparam a capital paraense para sediar o maior evento climático do mundo, deixando um legado de saúde e qualidade de vida para a população

A seis meses da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), o Governo do Pará intensifica obras de saneamento e reurbanização em Belém, beneficiando diretamente mais de 500 mil pessoas. As intervenções se concentram nas bacias hidrográficas do Tucunduba, Una, Murutucu e Tamandaré, além de 13 canais urbanos, melhorando o escoamento de águas pluviais e a mobilidade em bairros como Guamá, Terra Firme, Marco e Cidade Velha. As ações integram o plano estadual para tornar Belém apta a sediar o evento internacional em novembro de 2025.

Além da expansão de 55,5 km de rede de esgotamento sanitário e mais de 10 mil novas conexões domiciliares, o governo também investe na revitalização do Complexo do Ver-o-Peso e na construção do Parque da Cidade, que será sede de espaços oficiais da conferência. Com 80% das obras concluídas, o parque de 500 mil m² reunirá atrações de sustentabilidade, cultura e lazer. O investimento total ultrapassa R$ 4,5 bilhões, com apoio de instituições como BNDES e Itaipu Binacional. Para o governo, as melhorias vão além da COP: representam um avanço estrutural duradouro para Belém e sua população.

Foto: Augusto Miranda/Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *