PCT Guamá promove evento para aproximar laboratórios do mercado e sociedade

PCT Guamá promove evento para aproximar laboratórios do mercado e sociedade

Foto: Ascom/PCT Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai realizar o “Open Labs Day”, programação que vai apresentar para sociedade civil, associações, cooperativas, instituições públicas e privadas, as pesquisas, tecnologias e serviços dos laboratórios do complexo.

O evento será no dia 30 de outubro, uma quarta-feira, no auditório do Espaço Empreendedor, das 9h às 17h. “Vamos mostrar ao público as capacidades que o Parque possui, seus serviços, pesquisas e utilidades em diversas áreas, da engenharia, energia, alimentos, farmácia, entre outros. Os participantes poderão visitar os laboratórios e saber como ideias, produtos e serviços podem ser aprimorados com a competência do PCT Guamá”, explica Milkson Campelo, gerente de tecnologia e mercados da Fundação Guamá, instituição que administra o Parque.

A programação inclui palestras sobre a importância dos laboratórios e centros de pesquisas nos ecossistemas de inovação, a prestação de serviços e transferência de tecnologia para o setor produtivo do estado. O público poderá também conhecer mais de perto as atividades de pesquisa desses espaços com o bate-papo “Fala aí, pesquisador”, que vai reunir coordenadores dos laboratórios para falarem sobre ciência e empreendedorismo de base tecnológica na Amazônia. O Open Labs Day traz ainda uma mesa redonda, com a apresentação de negócios que nasceram a partir do conhecimento científico.

Parceiros do PCT Guamá como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Instituto Vale, Hydro, Beraca, Symris, entre outros colaboradores de ambientes de inovação, também estarão presentes na programação.

Serviços laboratórios PCT Guamá

Os laboratórios instalados no PCT Guamá, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), aliam o conhecimento científico com a competitividade mercadológica. Os 12 laboratórios residentes do complexo são vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA), e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), e estão dentro do Parque pela atuação com pesquisa aplicada, prestação de serviços, transferência de tecnologia para o mercado, colaborando assim com o desenvolvimento econômico e social.

“Esses laboratórios têm potencial tecnológico e empreendedor, contribuindo para o ecossistema de inovação no Pará. Ao disseminar o desenvolvimento de processos e produtos por meio da prestação de serviços, contribuem para o amadurecimento de empreendimentos de base tecnológica, negócios de impacto, além de iniciativas que preveem a utilização de insumos amazônicos de modo sustentável”, reforça Ângela Nascimento, assistente técnica da Fundação Guamá.

Projetos privados e públicos, vinculados ou não ao Parque, podem acionar o PCT Guamá, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (91) 3321-8908 e 3321-8909.

Confira os laboratórios e áreas disponíveis

  • Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia (LabÁgua/UEPA), realiza análises de nutrientes e microbiológicas, licenciamento ambiental, monitoramento de corpos hídricos.
  • Núcleo de Controle Ambiental (NCA/UFPA), realiza serviços de monitoramento de solos e resíduos sólidos, hidrometria, ensaios de tratabilidade de águas para usos potáveis e industriais, entre outros.
  • Laboratório de Alta e Extra Tensão (Leat/UFPA), realiza serviços de ensaio de medição da tensão de referência em para-raios, realização de PD&I, atendimento por demanda, entre outros.
  • Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade (Ceabio/UFPA), realiza serviços como mutagênese ambiental, pesquisa com células-tronco, pesquisa em ecologia de florestas tropicais, entre outros.
  • Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon/UFPA), realiza serviços de certificação de edificações para a eficiência energética e conforto ambiental, qualidade elétrica de edificações, entre outros.
  • Laboratório da Qualidade do Leite (LabLeite/UFPA), realiza serviços como Contagem Bacteriana Total do Leite (CBT), composição físico-química, legislação em análises microbiológicas, entre outros.
  • Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs/UFPA), realiza serviços de extração e impregnação supercrítica, nano e microencapsulamento, entre outros.
  • Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse/UFPA), realiza serviços de inteligência computacional, processamento digital de sinais, rede de sensores, entre outros.
  • Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA/UFPA), realiza serviços de controle de qualidade, testes catalíticos, entre outros.
  • Laboratório de Engenharia Biológica (Engebio/UFPA), realiza serviços de bioinformática, manutenção e produção de células, entre outros.
  • Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvacba/UFPA), realiza serviços de atividade residual enzimática, análises de cacau, chocolate e derivados, entre outros.
  • Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Amazônia (CITIAmazon/UFPA), realiza serviços relacionados a redes de computadores, internet do futuro e transformação digital, computação em nuvem, consultoria e automatização de testes de software e hardware, internet das coisas, Inteligência Artificial, entre outros.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, que conta com a parceria da UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Localizado às margens do rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT Guamá está situado entre os campi das duas universidades e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 40 associados (vinculados ao parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do ecossistema de inovação global.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *