Foto: Agência Brasil/EBC
Os pequenos negócios foram responsáveis por mais da metade (51,6%) dos empregos gerados no Brasil em janeiro de 2025, com a abertura de 70.905 vagas, segundo dados do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de Construção foi um dos destaques, criando quase 30 mil postos de trabalho nas micro e pequenas empresas (MPEs).
O setor de Serviços manteve a liderança como maior empregador, com 34,8 mil vagas, seguido pela Indústria da Transformação, que gerou 32,2 mil novos empregos. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o papel fundamental dos pequenos empreendedores na economia: “Quem contribui para isso são homens e mulheres que acordam de manhã e nunca desistem dos seus negócios”.
Em 2023, as MPEs foram responsáveis por 72,5% dos mais de 1,6 milhão de empregos criados no país, consolidando-se como pilares da geração de renda e do aumento do consumo das famílias. “Com mais emprego, o consumo das famílias aumenta. É um ciclo virtuoso”, reforçou Lima. O desempenho positivo da Construção e dos pequenos negócios indica uma continuidade do aquecimento do mercado de trabalho no país.
Com informações do SEBRAE