De acordo com pesquisa E-commerce Trends 2025, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 88% dos brasileiros fizeram compras online ao menos uma vez por mês em 2024.
O estudo, divulgado recentemente, ainda aponta que 50% dos consumidores planejam aumentar a frequência de compras pela internet em 2025. A pesquisa entrevistou 2.055 consumidores de todas as regiões do Brasil.
Desse total, 7% dos entrevistados foram da região Norte. O levantamento revelou que os marketplaces, são responsáveis por 60% das compras on-line.
Elas também ocorrem em sites de lojas (65%), aplicativo das próprias lojas (54%), redes sociais (14%), sites de classificados (12%) e whatsapp (9%). Entre os fatores que motivam a escolha, 59% dos consumidores dos entrevistados citaram os preços mais baixos.
Já 58% valorizam a praticidade de comprar sem sair de casa. Outros pontos importantes são as promoções encontradas apenas pela internet (51%), a facilidade para comparar preços (50%), a variedade de produtos (43%), e produtos e marcas não disponíveis na cidade (36%).
Foto: Álvaro Henrique / Secretaria de Educação do DF