O Planetário Municipal Professor Grazianne Jefferson Medina de Almeida, em Canaã dos Carajás, sul do Pará, proporciona uma imersão planetária para a contemplação dos visitantes, que vem não apenas do município, mas de dezenas de cidades ao redor.
Todas as escolas da rede municipal de ensino de Canaã já visitaram o espaço, além de unidades de ensino dos municípios de Xinguara e Ourilândia do Norte, do IFPA de Parauapebas, e da Escola Internacional do Núcleo Urbano de Carajás. As visitas tornam o espaço referência pedagógica para a região sul e sudeste do Pará.
A agenda de visitações não para, está lotada até dezembro. O espaço registrou a visita de mais de 6 mil pessoas durante o intervalo de um ano. No planetário, os alunos que visitam também participam das oficinas que são realizadas no local para simular o sistema solar, por exemplo, ou para a construção de foguetes.
A abertura do espaço foi em 20 de outubro de 2023, onde os presentes no ato de abertura presenciaram um dos fenômenos mais fantásticos observáveis a olho nu, um eclipse solar anular, que teve transmissão ao vivo disponibilizada para o Observatório Nacional em Brasília, e compartilhada também com Agência Espacial Nacional Americana, isso mesmo, a NASA.
No aniversário de um ano de planetário, o local foi destaque na mídia, gerando compartilhamentos e curtidas Brasil afora. Recentemente recebeu a visita do influencer Rômulo Dias, do Visite o Pará, que compartilhou a experiência de visitar o espaço com os seus seguidores.
O planetário dispõe de programação específica para cada faixa etária, dentre elas, um circuito astronômico para os alunos da educação infantil, que proporciona conhecimento das estrelas, buracos negros, planetas e meteoros e promove também ações estratégicas de difusão do conhecimento sobre a ciência.
Para quem deseja visitar o espaço, os horários abertos ao público são às quintas-feiras das 17h às 18h, sextas-feiras das 19h às 20h e aos domingos das 15h às 16h. Os interessados podem realizar as inscrições pelo site da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ou através de QR Code disponibilizado na portaria do planetário.
Por Gedeon Alves e Wellington Borges