Primeiro teste com energia eólica é feito pela Vale no maior navio mineraleiro do mundo

Primeiro teste com energia eólica é feito pela Vale no maior navio mineraleiro do mundo

Atracou no Brasil na última semana, no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), um dos maiores navios do mundo com sistema de propulsão a vento. A Vale, em parceria com a armadora Asyad, de Omã, iniciou o período de testes com velas rotativas no Sohar Max.

Trata-se de um navio do tipo Valemax, com 362 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas de carga. As velas foram desenvolvidas pelo fabricante inglês Anemoi Marine Technologiesas.

Essas velas usam a força do vento para diminuir o consumo de combustível e reduzir emissões.  O teste no Sohar Max é o quinto projeto de energia eólica instalado em navios que prestam serviço para a Vale, apoiados ou financiados pela empresa, em embarcações de diferentes portes.

Outros dois projetos estão previstos até o fim de 2025. O projeto piloto no Sohar Max é o maior já realizado em nível global. Em outubro, na China, foram instalados os cinco rotores cilíndricos com cerca de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro cada.

O navio fez seu primeiro deslocamento com a tecnologia instalada e seguirá testando os resultados nas próximas viagens. A expectativa é que as velas permitam ganhos de eficiência de até 6%.

Assim, espera-se que obtenha uma consequente redução anual de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio. Além do Sohar Max, a Vale financia desde 2021 os testes com velas rotativas em um Guaibamax, o Sea Zhoushan, em parceria com o armador coreano Pan Ocean. 

Foto: Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *