Atracou no Brasil na última semana, no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), um dos maiores navios do mundo com sistema de propulsão a vento. A Vale, em parceria com a armadora Asyad, de Omã, iniciou o período de testes com velas rotativas no Sohar Max.
Trata-se de um navio do tipo Valemax, com 362 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas de carga. As velas foram desenvolvidas pelo fabricante inglês Anemoi Marine Technologiesas.
Essas velas usam a força do vento para diminuir o consumo de combustível e reduzir emissões. O teste no Sohar Max é o quinto projeto de energia eólica instalado em navios que prestam serviço para a Vale, apoiados ou financiados pela empresa, em embarcações de diferentes portes.
Outros dois projetos estão previstos até o fim de 2025. O projeto piloto no Sohar Max é o maior já realizado em nível global. Em outubro, na China, foram instalados os cinco rotores cilíndricos com cerca de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro cada.
O navio fez seu primeiro deslocamento com a tecnologia instalada e seguirá testando os resultados nas próximas viagens. A expectativa é que as velas permitam ganhos de eficiência de até 6%.
Assim, espera-se que obtenha uma consequente redução anual de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio. Além do Sohar Max, a Vale financia desde 2021 os testes com velas rotativas em um Guaibamax, o Sea Zhoushan, em parceria com o armador coreano Pan Ocean.
Foto: Vale