Foto: Fernando Barbosa/Governo do Estado da Bahia
No próximo dia 21 a professora, atriz e capoeirista Carmem Virgolino lança o livro MulheRios e Capoeiragens:
Encruzilhadas na Amazônia, resultado de sua tese de doutorado e composto com artigos de dez outras mulheres que, igualmente, vivenciam o mundo do capoeirismo. O livro é resultante do Projeto Capoeira e Amazônia Negra – Encruzilhadas, contemplado no Edital de Livro e Leitura da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.
Para compor a obra, Carmem selecionou textos escritos por mulheres de diferentes gerações, territórios, classes sociais, pertencimentos étnicos, reunidas pela prática da Capoeira. Na obra as diferenças de narrativas se somam na construção de uma história coletiva mais equânime, principalmente no que se refere à prática da Capoeira, pois em todos os textos há relatos sobre preconceitos e restrições sofridas cotidianamente pelas praticantes mulheres.
“E este livro, escrito sobre e sob suas lutas e enfrentamentos, longe de apenas trazer lamentos, traz trajetórias, vivências, formas de organização coletiva que demonstram a importância da (re)união das “Mulheres Capoeiras”, pois uma fala vai ecoando e conversando com a outra, fortalecendo seus saberes, fazeres e escritos”, relata a autora.
Serviço:
MulheRios e Capoeiragens: Encruzilhadas na Amazônia é um livro resultante do Projeto Capoeira e Amazônia Negra – Encruzilhadas, contemplado no Edital de Livro e Leitura da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.
Lançamento: dia 21.12
Hora: 17 horas
Local: Ná Figueiredo