Saúde ocular e verão: Saiba como escolher os óculos de sol ideal para essa época do ano

Saúde ocular e verão: Saiba como escolher os óculos de sol ideal para essa época do ano

Foto: Divulgação

Raios UV podem prejudicar a visão e aumentar o risco de doenças

Não é só a pele que exige cuidados durante o verão, mas a saúde ocular também deve ser priorizada. Com uma maior exposição ao sol, os olhos ficam mais suscetíveis ao surgimento de doenças como a catarata, responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, surgem cerca de 550 mil novos casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Diante dessa realidade, escolher os óculos de sol ideais para esse período do ano não é simplesmente uma questão de estética, mas de saúde. “Investir em um óculos que tenha qualidade é fundamental pois os benefícios são muitos. A presença da proteção UV é a principal e a maior dica, pois quando usamos óculos de sol a nossa pupila dilata e a intensidade de luz que entra nos nossos olhos é maior. Sem essa proteção a quantidade de raios UV penetrando pode ser nociva à saúde ocular”, explica o oftalmologista do Hapvida NDI, Antônio Jordão.

Os raios UVA representam 95% da radiação solar emitida pelo sol. Já os raios UVB penetram mais superficialmente na pele e causam as vermelhidões e queimaduras solares típicas das estações quentes do ano, eles representam somente 5% da radiação. “Os malefícios podem ser de curto, médio e longo prazo. De imediato podemos citar as queimaduras das córneas, que são a camada mais anterior do olho. Além disso, os raios UV também podem aumentar a chance de desenvolver catarata ou outros problemas de retina. Justamente por isso é muito importante escolher óculos de sol de boa qualidade e que tenha proteção UV eficiente”, orienta Antônio.

“As aglomerações em praias, piscinas e etc, também predispõem ao surgimento e disseminação das conjuntivites, que são muito comuns nesta época do ano. Por isso ao menor sinal de lacrimejamento excessivo, secreção, inchaço ou dor o oftalmologista deve ser procurado”, acrescenta o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *