O governo do Estado entregou nesta quarta-feira, 14, o Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN), da Companhia de Gás do Pará, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, município da Região de Integração Tocantins. Assim, o Pará alcança um marco histórico no processo de transição energética.
O Sistema já movimentou mais de 90 milhões de metros cúbicos de gás natural, atendendo inicialmente ao setor industrial, desde o início de suas operações, em janeiro deste ano. A SDGN tem capacidade para atender diversas indústrias de forma simultânea.
No setor termoelétrico, esse atendimento iniciará no segundo semestre de 2025. A Hydro Alunorte é a primeira cliente da Companhia a receber o gás natural, realizando a transição de sua matriz energética e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A Companhia de Gás do Pará é responsável pela distribuição e movimentação de gás natural com exclusividade no território estadual. O gás chega ao Pará na forma liquefeita, em navios metaneiros, oriundo da empresa norte-americana New Fortress Energy, e é conduzido por gasodutos até a estação de recebimento da Companhia.
“Eu acredito profundamente nesse Estado, e que ele caminha a passos largos para consolidar o seu protagonismo, para desenvolver de maneira sustentável a nossa região, para fortalecer as suas vocações, agregando oportunidades que geram emprego e renda, para que o Estado possa se desenvolver”, disse o governador Helder Barbalho.
Foto: Marco Santos – Agência Pará