SUPERNORTE 2024 comemorou 25 anos, e reuniu um número expressivo de expositores e visitantes

SUPERNORTE 2024 comemorou 25 anos, e reuniu um número expressivo de expositores e visitantes

Foto: Marco Nascimento

A 25ª edição da convenção supermercadista foi realizada de quarta-feira, dia 09 até sexta, 11 de outubro, no Hanga

Empresários do varejo alimentar regional se encontraram de 9 a 11 de outubro, no Hangar, na 25ª Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte – a SuperNorte 2024. O evento trouxe oportunidades de fechar grandes negócios, ampliar conhecimentos, promover network, conhecimentos e a visão de futuro e a estratégia que o setor supermercadista vem projetando para os próximos anos.

Tudo através da programação que inclui palestras, painéis, visita técnica, feira de negócios, sorteiou um carro 0Km e solenidade oficial contou com a presença de autoridades, empresários, gestores e colaboradores do autosserviço paraense.

A convenção foi exclusiva para convidados e inscritos na SuperNorte. É chancelada pela Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS para a região, englobando os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão.

Com o tema “A Evolução do Supermercado”, a edição histórica dos 25 anos da SuperNorte destacaou como os supermercados foram se aprimorando nessas décadas e se tornaram mais que essenciais no dia a dia do consumidor. “Impossível falar da evolução do supermercado na nossa região sem mencionar a contribuição da SuperNorte. Esse grande evento nos trouxe até aqui e abre portas para ideias, tecnologias e tendências inéditas, que hoje fazem parte da rotina de nossas lojas e da vida do consumidor”, destaca Jorge Portugal, presidente da Associação Paraense de Supermercados – ASPAS, entidade realizadora do evento.

“A SuperNorte tem sido palco das transformações que moldaram o setor como ele é hoje, vitrine de produtos inovadores e soluções tecnológicas de ponta. Valorizando o consumidor, promovendo sustentabilidade, fortalecendo o pacto socioambiental e sendo parceiros dos governos federal, estadual e municipal. Seja em circunstâncias favoráveis ou desafiadoras, como foi no período da pandemia de Covid 19, mostramos que é possível promover o desenvolvimento com benefícios para todos”, completa Portugal.

NEGÓCIOS

A SuperNorte inclui feira de produtos, serviços e tecnologias para supermercados, magazines e pequenos varejistas, reunindo 66 expositores regionais e de todo o Brasil, ocupando o principal pavilhão de exposições do Hangar. Para ampliar e favorecer o fechamento de negócios ainda no evento, foi sorteado um carro 0Km entre os visitantes que fecharam pedidos de compra na feira. “É a grande oportunidade para que os fornecedores da cadeia de abastecimento apresentem suas novidades, lancem produtos e, o mais importante, fechem negócios”, afirma o presidente Portugal.

PALESTRAS E PAINÉIS

A programação é toda presencial e tem como temas centrais o consumidor e a economia. A palestra de abertura (09/10) foi com João Branco, ex-vice-presidente de marketing do McDonald´s Brasil, um dos profissionais mais admirados da área, abordando a humanização das marcas.

No dia 10, iniciamos a programação com o painel “Supermercados, gastronomia paraense e COP 30 – receita para desenvolvimento sustentável”. Entre os participantes estavam Celso Sabino, Ministro do Turismo da República Brasileira; Ana Carla Lopes, Secretária Executiva do Ministério do Turismo; Eduardo Costa, Secretário de Estado de Turismo; Rosane Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e diretora da Confraria Tucuruvi; Saulo Jennings, chef da rede de restaurantes Casa de Saulo e embaixador gastronômico da ONU Turismo; Ângela Sicília, chefe do restaurante Famiglia Sicília e embaixadora da gastronomia paraense; Yvens Penna, sócio e bartender do Muamba Bar, criador da plataforma Amazônia Sour, para promoção da coquetelaria regional no Brasil e exterior. A mediação foi de Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Em seguida, tivemos a palestra de Giovana Teles, ex-repórter de economia e política da TV Globo, atual coordenadora de comunicação da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O encerramento do circuito de palestras foi na sexta, dia 11/10, com o painel “Impactos da Reforma Tributária e os desafios de sua regulamentação e implementação”. Participaram os deputados federais Joaquim Passarinho (Pará), Luiz Gastão (Ceará) e Sidney Leite (Amazonas), membros do GT sobre Regulamentação da Reforma Tributária na Câmara; economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES e IBGE, criador do movimento Brasil Eficiente; João Galassi, presidente da ABRAS; Jorge Portugal, presidente da ASPAS; Francisco Victer, presidente da União Nacional da Indústria e Empresas da Carne; Thiago Lóes, gerente jurídico da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica; Rodolfo Elias Brazil, especialista tributário da Eletrobrás, representante da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica; e Sérgio Mendes Filho, advogado tributarista, professor do Cesupa, sócio do Escritório Silveira Athias, representante do Sinduscon-PA e FIEPA. O mediador foi Paulo Oliveira, vice-presidente da Associação Paraense de Supermercados.

O fechamento foi com a palestra de Frederico Gorgulho, publicitário e especialista em varejo supermercadista há mais de 20 anos, sobre tendências de consumo.

A primeira Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte foi realizada em 1997, no Centur. Depois passou pela Estação das Docas, pavilhões provisórios na avenida Júlio César, até chegar ao Hangar, em 2007. Não houve SuperNorte em três ocasiões: no ano 2.000, porque o Centur entrou em reforma e já não comportava feiras em expansão como a nossa. E em 2020 e 2021, por causa da pandemia. A necessidade de ter um evento desse porte nasceu com a estabilização da economia pós Plano Real. Os supermercados precisavam ganhar eficiência administrativa e qualidade operacional. O mercado estava mais competitivo e o consumidor mais exigente. Neste cenário, a SuperNorte chegou trazendo as tendências nacionais e internacionais para o autosserviço: novidades em produtos, serviços e tecnologias; mudanças no comportamento do consumidor e na gestão do varejo.

A SuperNorte contribuiu e contribui decisivamente para a evolução do supermercadismo na Amazônia, favorecendo a geração de negócios, mas principalmente a difusão de informações estratégicas para aprimorar o setor.

Texto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *