TCMPA inicia segunda edição do CAPACITação 2025 com mais de 400 participantes de 16 municípios

TCMPA inicia segunda edição do CAPACITação 2025 com mais de 400 participantes de 16 municípios

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) deu início, nesta terça-feira (25), à segunda etapa do projeto “CAPACITação 2025”, realizado pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”. O evento, que ocorre no Espaço Cultural “Gláucia Lygia Rabello Leal”, reúne gestores e servidores de 16 municípios da região, com o objetivo de aprimorar a gestão de recursos públicos e promover transparência.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos sete conselheiros do TCMPA, além de autoridades como o prefeito de Paragominas, Sydney Rosa, o presidente da Câmara, Feliciano Costa, e o secretário de Fazenda do Pará, René Sousa. O presidente do Tribunal, Lúcio Vale, destacou a importância da iniciativa: “Aproveitem este momento para esclarecer dúvidas. Quando aprovamos uma conta, sabemos que o investimento está sendo bem aplicado, e isso depende de vocês”.

O conselheiro Antonio José Guimarães, coordenador do projeto, ressaltou o sucesso da adesão: “O Tribunal está cumprindo seu papel de orientar e ser parceiro dos gestores, inclusive nas prestações de contas”.

Programação inclui palestras e cases de sucesso
Após a abertura, foram realizadas palestras sobre temas como Primeira Infância e Orçamento, ministrada pela conselheira Mara Lúcia Barbalho, e Reforma Tributária, apresentada pelo secretário René de Oliveira. Prefeitos também compartilharam experiências, como Renato Ogawa (Barcarena), que falou sobre eficiência na arrecadação, e Luziane Solon (Benevides), que abordou os avanços na educação municipal.

O evento segue até sexta-feira (28), com mais de 20 cursos programados. A iniciativa reforça o compromisso do TCMPA com a capacitação e o fortalecimento da gestão pública nos municípios paraenses.

Municípios participantes: Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Ulianópolis.

(Com informações do TCMPA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *