Foto: Divulgação
Atividades também auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais
As férias escolares são um dos momentos do ano mais aguardados pelas crianças. Viagens, passeios em família, lazer e muita diversão. Porém, um dos grandes desafios para os pais, principalmente para aquelas famílias que optaram por não viajar, é como entreter os filhos dentro de casa durante esse período.
Para o terapeuta ocupacional Rafael Morais, os momentos de brincadeiras entre a família vai muito além do que uma ocasião divertida, mas que auxilia no desenvolvimento infantil. “Habilidades motoras, cognitivas e sociais podem ser desenvolvidas durante uma simples atividade, como montar um quebra-cabeça ou jogar dominó por exemplo, pois estimula o raciocínio lógico e a memorização”.
Além disso, essas atividades evitam o excesso de tela. “Hoje em dia as telas se tornaram algo presente na vida das famílias. Crianças estão sendo expostas desde muito cedo a aparelhos eletrônicos que impedem o desenvolvimento adequado, pois não há os estímulos necessários. O envolvimento da família é imprescindível nesse processo, até porque são nesses momentos de brincadeiras que os pais irão conhecer melhor seus filhos, sua personalidade, seus gostos e ritmo”, explica Rafael.
De acordo com Rafael, as brincadeiras mais recomendadas são: contação de histórias, passear de bicicleta, fazer uma receita culinária juntos, origami, jogos de tabuleiro em família, caça ao tesouro, acampamento, teatro de marionetes, artesanato, dança e música. “Qualquer família pode desenvolver essas atividades em casa. Parece algo simples, mas traz impactos muito positivos que acompanharão essa criança até a vida adulta, auxiliando em sua relação com o mundo a sua volta”, conclui Rafael.