Milão, com 115 mil milionários e 17 bilionários, é a terceira capital europeia com maior número de indivíduos de alta renda, ficando atrás apenas de Londres e Paris. A quantidade de milionários na cidade aumentou 24% de 2014 a 2024, de acordo com um estudo realizado pela consultoria Henley & Partners.
Os dados provêm do periódico Corriere della Sera. Milão subiu para a 11ª posição no ranking das 50 metrópoles globais que mais atraem ricos e super-ricos. No período estudado, a cidade ultrapassou cidades como Munique, Amsterdã e Nova York em termos de crescimento.
A cidade possui 1,3 milhão de habitantes e é a segunda maior do país, perdendo apenas para Roma. De acordo com o periódico italiano, o sucesso de Milão é atribuído a elementos como a implementação da flat tax em 2017, um imposto fixo destinado a novos residentes de alta renda, bem como à sua reputação como um polo global de negócios, moda, luxo e design.
Milão também registrou um aumento significativo nos últimos anos. No período de 2019 a 2023, a cidade registrou um aumento de 8,7% no seu PIB, superando o avanço de cidades como Berlim (+6,9%), Nova York (+4,4%) e Londres (+0,1%). Ademais, em 2023, Milão acolheu 49 novas empresas multinacionais de outros países.
Foto: instagram @ descubramilao.it