A gratuidade total do Programa Farmácia Popular será assegurada a todos os brasileiros pelo Governo Federal. A partir deste momento, todas as 41 categorias do programa serão disponibilizadas gratuitamente nas farmácias associadas.
A ação deve favorecer diretamente – e de maneira imediata – mais de 1 milhão de indivíduos anualmente, especialmente os idosos, que anteriormente tinham que pagar coparticipação em alguns produtos, mas agora poderão obtê-los sem custo.
O comunicado abrange toda a população do Brasil, que agora tem a opção de retirar a lista de medicamentos através do programa. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília (DF).
Com essa expansão, as fraldas geriátricas passam a ser disponibilizadas gratuitamente para o público beneficiário, que inclui indivíduos com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, remédio usado para tratar diabetes associada a problemas cardiovasculares, também será disponibilizada sem custo para a população. A ação amplia o acesso da população a medicamentos indispensáveis e amplia a abrangência do programa.
Foto: Vitor Vasconcelos/Secom PR