Estimativas do Tribunal Regional Eleitoral do Estado – TRE-PA, apontam que mais de 40 mil eleitores ribeirinhos devem enfrentar algum tipo de dificuldade para votar no primeiro turno das Eleições de 2024, que ocorre no próximo domingo, 6.
O motivo é por conta da seca que afeta várias regiões do Pará. Ao todo, há atualmente 116 locais afetados pela seca no estado. O TRE-PA informou que 66 locais de votação afetados estão localizados na região do Baixo Amazonas.
Outros 50 locais ficam na região do Arquipélago do Marajó. Nas localidades atingidas, o órgão eleitoral também vai utilizar, pela primeira vez, transportes de tração humana e animal, com carroças.
Será no sudoeste do estado e em outras regiões, para transportar urnas. Segundo estimativa do TRE-PA, 20% dos ribeirinhos de duas regiões, Marajó e Baixo Amazonas, estão sendo afetados por causa da seca na região.
No Baixo Amazonas a estimativa é que 17.603 eleitores (20% do total de eleitores que vivem em áreas ribeirinhas) enfrentem algum tipo de dificuldade para votar. Já na região do Marajó o número de afetados é de 25.867, o que representa 20% do total de eleitores ribeirinhos.
Foto: TRE PA