Em celebração aos 50 anos da UNAMA – Universidade da Amazônia, foi realizada uma sessão especial da 2ª Turma de Direito Penal do Poder Judiciário do Estado do Pará para os alunos do curso de Direito. Ela aconteceu no auditório David Mufarrej, campus Alcindo Cacela.
No evento, também foi entregue a medalha de 50 anos da UNAMA para a presidente da casa, a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos. A iniciativa é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA).
O objetivo da sessão foi mostrar, na prática, o funcionamento do cotidiano de casos que são levados ao TJ-PA. Participaram os desembargadores Rômulo José Ferreira, Vania Valente de Couto Fortes Bitar Cunha e Leonan Gondim da Cruz Júnior; o procurador de Justiça, Armando Brasil, e a procuradora Cândida de Jesus Ribeiro de Nascimento.
Segundo a desembargadora Maria de Nazaré, oferecer a sessão judiciária para os alunos é importante para a formação profissional deles. “Essa ação é um suporte para seguirem qualquer profissão, seja na magistratura, Ministério Público, Polícia Civil ou Federal. E tenho certeza que a UNAMA dará sustentáculo”, acrescentou.
Ainda de acordo com a presidente, receber a medalha é uma grande honra. “Quero agradecer porque é uma universidade de história. Carrego no meu peito essa medalha que preserva 50 anos de história”, agradeceu.
Em discurso, a magnífica reitora Betânia Fidalgo Arroyo afirmou que a entrega da medalha é significativa pelo comprometimento com a Justiça e a representatividade feminina no Tribunal. Além disso, o curso de Direito da Universidade da Amazônia faz parte da história da Instituição de Ensino Superior.
“É uma alegria que o exemplo da desembargadora Nazaré seja seguido por muitas meninas presentes nesse auditório e tiveram o sonho realizado de cursar Direito. Promover essa sessão especial é uma contribuição para os estudantes terem exemplos de como é consolidada a democracia do nosso país e nossa Amazônia”, concluiu.
Foto: divulgação