Foto: Divulgação
A Pizza Vulcânica Paraense será a grande estrela da noite do ‘V Festival de Pizzas Dú Pará’
A pizza pode até ser um prato típico da gastronomia italiana, mas no estado do Pará ganhou sabores e aromas característicos da região, com o acréscimo do jambu, redução de tucupi, camarão e a famosa pata de caranguejo. Essa delícia é uma das variações que serão servidas no V Festival de Pizzas Dú Pará da Pizza do Fábio, que ocorrerá nos dias 10 a 12 de julho, na Casa Marco, localizada no bairro do Marco em Belém, para celebrar à altura o Dia Mundial da Pizza.
Além da boa gastronomia, o público poderá ouvir música regional, exaltando uma programação local com apresentações ao vivo e prestigiar o salão decorado de forma temática. Adilson Alcântara abrirá a programação no dia 10, seguido por Allan Roffe no dia 11 e Dani Black encerrando as festividades no dia 12.
Idealizado pela turismóloga Josilene Lima em 2020, juntamente com seu esposo Fábio Lima, proprietários do empreendimento originário de Vigia, o festival visa enaltecer a riqueza da culinária regional. “Criamos o Festival de Pizzas Dú Pará para proporcionar aos turistas uma experiência única e aos paraenses o orgulho de nossa gastronomia”, afirmou Fábio Lima.
O destaque do festival será a Pizza Vulcânica Paraense, premiada com o segundo lugar no Grano Pizza Show 2021, preparada com camarão, jambu e uma redução de tucupi, combinada com a borda vulcânica, recheada de requeijão cremoso, camarão ou pata de caranguejo. Além disso, o Combo Dú Pará, disponível durante o evento, inclui uma pizza do roteiro Dú Pará, um litro de suco nos sabores cupuaçu, bacuri ou taperebá, e brindes como bombons regionais e sachês de cheirinho do Pará.
Fábio Lima, proprietário e chef de cozinha, comentou sobre a expectativa para o festival. “A expectativa é sempre de muita ansiedade, sempre dá um frio na barriga, é sempre muita responsabilidade promover algo tão precioso que é o alimento, o bom é que o público sempre nos surpreende, prestigiando a programação e divulgando o nosso projeto.”
Sobre a programação, ele acrescentou: “Sons, cheiros, temperos e sabores do Pará! Vai ser muito pai d’egua!”
Neste ano, o evento chega à sua quinta edição, consolidando-se como uma referência na gastronomia paraense. A pizzaria, comandada por Fábio, ganhou reconhecimento nacional e estadual, conquistando vários títulos de melhor pizzaria. Destaque para a participação no concurso nacional de pizza, onde Fábio apresentou a famosa pizza paraense vulcânica, ficando em segundo lugar.
Fábio falou sobre a origem das pizzas regionais. “Fizemos uma releitura de sabores. A de caranguejo foi uma criação nossa; já a paraense foi uma releitura, realmente com aquilo que a gente poderia melhorar como sabor, como algo único. Ainda que já existisse [a pizza paraense], a gente buscou fazer essa releitura para dar esse sabor que você só encontraria em nosso espaço”, acrescentou o chef.
Os ingredientes utilizados por Fábio são provenientes de iguarias paraenses. De acordo com Josilene Lima, são usados, por exemplo, o tucupi de Vigia e o caranguejo de São Caetano de Odivelas.
O objetivo do casal é movimentar a cadeia produtiva associada ao turismo gastronômico do Estado. Dentro do próprio estabelecimento, eles criaram um ‘Guia Gastronômico’, onde o cliente embarca em uma experiência diferenciada nos sabores e cheiros da região. São oferecidas as pizzas clássicas e as regionais, intituladas de ‘Roteiro do Pará’, como a ‘Camarão Vulcânica’, a ‘Paraense Vulcânica’, o ‘Caranguejo com Patolas’ e a ‘Tapajônica’, que é feita de pirarucu.
A Pizza do Fábio, nascida no município de Vigia, vem se destacando há 12 anos no cenário nacional pela inovação e valorização da culinária amazônica no segmento. Com ingredientes típicos da região, como o tucupi e o jambu, Fábio criou uma experiência gastronômica autêntica, levando os sabores amazônicos para o paladar de todos.
SERVIÇO
V Festival de Pizzas Dú Pará da Pizza do Fábio
- Data: de 10 a 12 de julho;
- Horário: a partir das 18h;
- Local: Na Casa Marco, localizado no bairro do Marco, em Belém.