A cidade de Belém recebe no próximo dia 17 de abril, às 19h, a Mostra “Stereocidade Convida”, no anfiteatro da Usina da Paz (Usipaz) do Guamá. O evento marca a culminância de um processo coletivo de criação musical que reuniu artistas das periferias da capital paraense em torno da produção de um álbum inédito, gravado em estúdio. Idealizado pelo produtor cultural e jornalista Ruy Montalvão, o projeto é um desdobramento do Stereocidade (surgido em 2023 a partir do Edital nº 12/2023 da Fundação Cultural do Pará) e tem como objetivo mapear, registrar e amplificar vozes de artistas da música que vivem nas periferias de Belém. O projeto integra as ações da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Pará e foi contemplado pelo Edital nº 005/2025 – Fomento à Circulação de Projetos Culturais, com realização da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará e parceria da FADESP. Cerca de 14 artistas participam do projeto, que resultou na gravação de um EP com sete faixas autorais, com direção musical do músico e professor Argentino Neto e produção executiva de Luciana Cativo. O álbum “Stereocidade Convida” será lançado em maio nas plataformas digitais.
Mais do que um espetáculo, a mostra reafirma o compromisso com a inclusão e o acesso à cultura, contando com recursos de acessibilidade como audiodescrição, interpretação em Libras e disponibilidade de acompanhante para pessoas com deficiência. A entrada é gratuita. “A ideia sempre foi criar pontes reais entre esses talentos e o mercado cultural, valorizando produções que muitas vezes ficam restritas aos seus territórios”, destaca Ruy Montalvão. O evento se apresenta como um espaço de encontro entre artistas, territórios e público, celebrando a potência criativa das periferias e reafirmando a música como expressão de transformação social e a cultura como garantia de direitos.
Foto: Divulgação

