I Seminário de Revistas Científicas enaltece pesquisas da Amazônia

I Seminário de Revistas Científicas enaltece pesquisas da Amazônia

A Universidade da Amazônia (UNAMA) promove nesta terça-feira (14), em Belém, o I Seminário de Revistas Científicas, com o propósito de fortalecer a ciência na região amazônica. O evento acontece no campus Alcindo Cacela (Auditório B-100), a partir das 14h, reunindo pesquisadores e editores acadêmicos para debater temas como ética, integridade e inovação na pesquisa. A programação inclui a palestra de abertura “O uso da IA em pesquisa: a nova política de integridade na atividade científica do CNPQ”, ministrada pelo professor Dr. Igor Gamarano (Universidade Estadual do Pará), seguida da apresentação das revistas científicas do Stricto Sensu da UNAMA. O seminário é intermediado pelos programas de Pós-Graduação da universidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão, João Cláudio Arroyo, destacou que as revistas científicas têm papel fundamental na validação, difusão e democratização do conhecimento, garantindo a qualidade da produção intelectual e ampliando o alcance das pesquisas desenvolvidas na Amazônia, conectando os estudos a debates nacionais e internacionais. A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, afirmou que o conhecimento científico é indispensável para todos os âmbitos profissionais, inclusive para o pertencimento amazônico: “Não há educação sem pesquisa, história e ciência. Tudo o que é repassado nas salas de aula precisou, em algum momento, da observação de campo. A ciência é para todos”.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *