No Pará, de janeiro a março de 2025, mais de 24,6 mil empresas foram constituídas através da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). O segmento de vestuário e acessórios é o que mais criou empresas durante esse período. O Governo do Estado tem intensificado e simplificado a abertura de empresas no Pará, promovendo a inserção dos empresários no mercado legal, além de promover a criação de empregos e renda.
O Governo do Estado, através das secretarias de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), de Articulação da Cidadania (Seac) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promove a oferta de cursos de qualificação gratuitos, principalmente no setor de acessórios e confecção.
As salas de Costura e Moda das Usinas da Paz são exemplos de ações estaduais que combinam a participação da Sectet e da Seac. No segundo semestre de 2024, mais de 3 mil estudantes receberam formação através de 40 cursos gratuitos. De acordo com Victor Dias, diretor da Sectet, muitos dos participantes já iniciaram seus próprios negócios, comercializando suas peças e alcançando maior autonomia financeira.
Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará