‘Agenda do Governo do Pará é o carbono como nova commodity, concessão florestal e bioeconomia’, afirma governador

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Em São Paulo, o governador Helder Barbalho participou do seminário “Meio ambiente: resiliência climática e descarbonização”, promovido pelo jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira, 3. Na oportunidade, o governador do Estado cravou que o Pará está empenhado em fortalecer a bioconomia como uma nova vertente socioeconômica, além de avançar em concessões para recuperação de parques florestais e na comercialização de créditos de carbono da história.

Durante sua participação no seminário, Helder Barbalho explicou que a descarbonização do Pará passa pelo controle dos desmatamentos e, consequentemente, políticas públicas voltadas ao uso equilibrado e socioambiental do solo. O chefe do Executivo Estadual paraense também afirmou que o Governo do Pará tem uma agenda transversal focada no desenvolvimento socioeconômico e ambiental. 

“A agenda que o Governo do Pará tem buscado é tratar o carbono como nova commodity. É com o fortalecimento da agenda de concessões, seja de florestas, seja concessões de restauro para recuperação da cobertura florestal. Outra prioridade é garantir que a bioeconomia seja uma nova vocação para o Estado do Pará”, afirmou o governador.

Na oportunidade, Helder adiantou como o Governo do Pará pretende aplicar os recursos da venda de créditos de carbono.

“O objetivo é direcionar estes recursos para os povos da floresta, para as comunidades tradicionais, aos povos indígenas, aos povos quilombolas, aos povos extrativistas, aos povos ribeirinhos, para a agricultura familiar, e a menor fatia caberá ao ente público, ao Estado”, informou. 

“Ainda assim, o Estado estará obrigado a reverter estes recursos, exclusivamente, para a aplicação na política de redução de emissões, para continuar a jornada de redução de emissões e descarbonização do Estado do Pará”, disse Helder Barbalho.

Meio ambiente: resiliência climática e descarbonização

Realizado na sede do jornal Folha de São Paulo, em São Paulo, o seminário promoveu debates essenciais em um mundo profundamente afetado pelas mudanças climáticas: resiliência das cidades e eletrificação da frota de veículos sobre rodas. 

Além do governador paraense Helder Barbalho, participaram por video chamada a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e, presencialmente, o repórter da Folha especializado na cobertura de meio ambiente, João Gabriel, representante da BYD, além de técnicos e estudiosos.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *