Foto: Divulgação
A atleta paraense Tatiana da Lima Ribeiro disputou no último fim de semana, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a prova de patinação de velocidade nas 24 Horas de Le Mans, na França. Tatiana percorreu 251 quilômetros em 24 horas de prova, chegando em 5º lugar no feminino. Ela também conseguiu a primeira colocação na Maratona de Two Rivers, em Zaltbommel, na Holanda.
A prova é tradicional no circuito de patinação de velocidade, sendo considerada uma das mais importantes da modalidade. “Eu tenho o costume de ir patinando de Belém para Mosqueiro (distrito da capital), Vigia (Vigia de Nazaré), Colares e Peixe-Boi (os três municípios do nordeste paraense), que inclusive era meu recorde até a competição, foi relativamente fácil devido à força muscular que eu criei nesses treinos”, contou Tatiana.
“É uma prova de resistência física, mental, emocional. Chorei várias vezes, e agradeci muito a Deus por ter me ajudado a chegar até ali”, disse a atleta, que foi a única brasileira na categoria de 24 horas. “Agradeço muito, também, pelo apoio da Seel, porque sem o recurso eu não teria como ir”, ressaltou.
Oportunidades – A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Ana Paula Alves, destacou a importância do apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria, para que todas as modalidades sejam atendidas. “É muito gratificante ver o quanto esse apoio tem dado oportunidade para tantos atletas paraenses, de várias modalidades, como agora, com a Tatiana Ribeiro, que foi destaque mundial na patinação. A gente recebe esses atletas sempre com muito orgulho por eles levarem a bandeira do Pará em diversas competições pelo mundo”, frisou a titular da Seel.
Tatiana Ribeiro também avaliou a importância do seu desempenho na competição internacional. “Eu sou entusiasta desse esporte desde criança, quando tudo era apenas uma brincadeira e vivia ralando meus joelhos. Mas de 2015 pra cá, eu construí uma grande comunidade no Estado chamada ‘Patinadores do Pará’, que já conta com quase 12 mil pessoas, espalhadas pela capital e interior”, informou a atleta, acrescentando que “toda vez que eu chego de uma competição como essa, falo pra eles que tudo é possível, que eles também podem alcançar essas metas, para treinarem mais, patinarem mais, e os encorajo sempre”. (Colaboração de Lucas Pinto – estagiário Ascom/Seel).