Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Com o fortalecimento de investimentos do Governo do Estado, o Banco do Estado do Pará (Banpará) alcançou, neste mês de setembro, um marco entre os bancos públicos estaduais brasileiros: ter ao menos uma agência em todas as cidades de seu estado. No caso do banco paraense, chegou aos 144 municípios do Pará. A expansão, que se desenvolveu entre 2019 e 2024, entregou de 61 novas unidades.
Essa universalidade não apenas promove o acesso a serviços bancários essenciais, como a abertura de contas e o atendimento ao público, mas também elimina a necessidade de deslocamento entre cidades para os correntistas, além de gerar empregos locais.
No Brasil, apenas três estados mantêm bancos públicos próprios: Banpará no Pará, BRB no Distrito Federal e Banrisul no Rio Grande do Sul, sendo o Banpará o único entre os estados a cobrir integralmente seu território estadual com agências bancárias.
A entrega da agência do município de Aveiro, sudoeste do Pará, cidade que ainda não contava com uma agência do banco estadual, celebrou este feito que, de acordo com a professora Ana Cláudia Alvoredo, moradora da cidade, mudou a realidade da população local.
“Antes, eu precisava me deslocar até a cidade de Itaituba para resolver as situações bancárias, o que representava seis horas de viagem de lancha, incluindo uma pernoite no município em questão. Mas agora, com essa entrega, viveremos outra realidade. Moro a minutos da nova agência e poderei resolver tudo ao lado de casa, sem maiores gastos e com mais qualidade de vida. É muito mais facilidade pra gente. Estamos radiantes com essa novidade”, comemora a professora.
No início de 2019, o Banpará contava com 108 agências no Estado, em 101 municípios diferentes. De lá para cá, foram entregues 61 unidades, dentre agências e postos de atendimentos, sejam totalmente novos ou reconstruídos. Dentre essas entregas, 43 ocorreram em municípios onde ainda não havia nenhuma agência do Banpará ou mesmo de qualquer outro banco. Todas as 12 Regiões de Integração (RIs) foram beneficiadas.
As Regiões de Integração que mais receberam agências foram a RI Guamá, com oito unidades, e as RIs Baixo Amazonas, Rio Caeté e Rio Capim, cada uma com seis unidades bancárias.
“É um momento histórico para o banco e para o Governo do Estado. Temos, nos 144 municípios, todo o portfólio de produtos e serviços do Banpará, contemplando do pequeno ao médio empreendedor, toda a população, todas as pessoas físicas. Os recursos financeiros serão usados no próprio município e vão fomentar cada vez mais a economia e o lado social das cidades. Além disso, assinamos uma parceria com a Caixa Econômica, com a qual contemplaremos 94 municípios paraenses que não têm agências da instituição federal. A população que recebe benefícios da Caixa vai poder recebê-los no Banpará também”, explica Ruth Méllo, diretora-presidente do Banpará.
A universalidade de atendimento é fruto de um Plano de Expansão adotado pelo banco, que visa promover inclusão bancária, acesso a crédito, circulação de recursos nos próprios municípios, comodidade, garantia de atendimentos, entre outras vantagens.
As unidades do interior garantem os mesmos produtos e serviços que o Banpará apresenta na capital: abertura de contas, atendimento ao público, operações de caixa eletrônico e atendimento presencial, produtos de investimentos e uma variedade de opções de crédito e microcrédito, como empréstimos consignados, Banpará Card, crédito rural, crédito imobiliário, energia solar, crédito pessoa jurídica, antecipação de Imposto de Renda, antecipação de 13º, Banpará Comunidade, Cred Turismo, Fungetur, Empodera e Banpará Bio.
Policial militar, Reginaldo Magalhães, morador de Chaves, município que recebeu a primeira agência do Banpará em junho deste ano, ressalta a importância da descentralização dos serviços bancários. “A presença do Banpará é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Facilitou muito as nossas vidas, porque antes tínhamos que nos deslocar até o município de Afuá para resolver nossas questões bancárias e hoje em dia, temos acesso rápido a todo e qualquer serviço”, conclui.