Foto: Ascom GMB
Representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estiveram em Belém nesta quarta-feira, 12, para discutir medidas de segurança para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá na capital paraense entre 10 e 21 de novembro de 2025. A comitiva foi recebida pelo comando da Guarda Municipal de Belém (GMB), incluindo a inspetora-geral Elen Melo, o subinspetor-geral Antônio Carlos Tavares e o chefe de gabinete João Paulo Paixão.
Durante o encontro, foram abordados temas como patrulhamento, rondas, segurança no translado de visitantes e o preparo do efetivo para o evento, que reunirá líderes globais e milhares de visitantes. A Senasp também conheceu o Sistema Integrado de Monitoramento e o Sistema de Informações Municipais (SIM), que inclui 60 câmeras espalhadas pela Região Metropolitana de Belém e tecnologias de comunicação por rádio.
O tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, da Polícia Militar do Mato Grosso, destacou a importância da GMB na segurança das autoridades durante a COP-30. “Pela primeira vez na Amazônia, líderes mundiais circularão por Belém. É fundamental que todos saibam que a segurança estará garantida”, afirmou.
A GMB tem investido na capacitação de seus agentes, com treinamentos em videomonitoramento, legislação, condicionamento físico e técnicas de abordagem. Elen Melo ressaltou os esforços contínuos para aprimorar a atuação da corporação. “Mostramos nossas capacidades e estamos empenhados em garantir a proteção e segurança da cidade durante o evento”, concluiu.