Segundo levantamentos publicados pelo Valor Econômico, a Black Friday foi um grande sucesso no Brasil neste ano. As vendas na data representaram o melhor desempenho desde 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, superando as estimativas. O faturamento do comércio eletrônico teve um crescimento de 11% na comparação com 2023.
O resultado foi acima das projeções iniciais. Entre a quinta-feira, 28, e a manhã deste domingo, 1º, foram mais de R$ 8 bilhões em vendas no total. O crescimento nas vendas foi devido ao aumento de volume de pedidos online, de 12%, para 14,4 milhões.
Já o valor gasto por compra praticamente não subiu, com alta de 0,8%, para R$ 555,17, de acordo com informações da empresa Clearsale. Na sexta-feira, 29, as vendas on-line subiram 76% em relação ao dia anterior.
Aumentou ainda 4% em comparação com a mesma data de 2023, de acordo com levantamento da Linx, empresa do grupo StoneCo. Durante a semana, as vendas cresceram 5% na mesma base comparativa. As lojas físicas de moda, vestuário, confecção e calçados também apresentaram resultados positivos.
Na sexta, houve alta de 23% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023 e de 33% em relação ao dia anterior. Já durante toda a semana de promoções, a venda em lojas avançou 13%. O setor de calçados foi um dos destaques.
Registrou aumento de 15% nas vendas comparado à mesma data do ano passado.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil