Brasil deve fechar com volume recorde a exportação total de café em 2023/24 

O diretor comercial da Eisa, um dos cinco maiores exportadores de café do país, afirmou que a exportação total de café do Brasil deverá fechar em um volume recorde no ano comercial 2023/24 (julho/junho).

Na mesma linha, o diretor-geral do Conselho de Exportadores de Café (Cecafé) também indicou que o país caminha em direção a uma nova máxima, preenchendo espaços deixados no mercado global pela menor oferta de países como Vietnã e Indonésia.

Em entrevista à Reuters no intervalo do Seminário Internacional do Café, em Santos, o diretor comercial da Eisa, Carlos Alberto Santana, estimou a exportação total de café do país, maior produtor e exportador global.

Ele estimou em cerca de 46,3 milhões de sacas de 60 kg em 23/24. Esse volume representa uma forte recuperação na comparação com a temporada anterior, quando os embarques somaram 35,6 milhões de sacas.

Isso, após o Brasil sofrer com duas safras baixas atingidas por seca e geadas, segundo dados do Cecafé. O aumento de mais de 10 milhões de sacas de um ano para outro deverá acontecer em meio a “preços excelentes” que impulsionaram negócios de produtores, que estão vendendo seus estoques.

As cotações globais vêm sendo sustentadas por menor oferta em outros importantes países produtores.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *