Codec avalia instalação de indústria de alumínio na ZPE de Barcarena

Codec avalia instalação de indústria de alumínio na ZPE de Barcarena

Foto: Divulgação

Gestores da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) se reuniram nesta terça-feira (24) com representantes da Techno Alloys, indústria de alumínio com sede em Campinas (SP), para discutir a viabilidade da instalação da empresa na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. O projeto da Techno Alloys se destina à refundição de sucata de alumínio, aproveitando a ampla oferta desse material na região, para otimizar a produção e diversificar a base de matérias-primas.

De acordo com o diretor da Techno Alloys, Marcel Popovici, a intenção é incorporar alumínio primário produzido em Barcarena, nos processos da empresa, além de importar sucata de perfil para atender às demandas específicas do mercado interno. O material processado será transformado em tarugos, produtos semiacabados que abastecerão o mercado nacional. “Nossa ideia pretende incorporar um volume considerável de alumínio primário em nossos processos, diversificando a base de matérias-primas”, explicou o executivo.

Estoque de ligas – A Techno Alloys é especializada no mercado de consumíveis para soldas especiais, mantendo estoques permanentes de diversas ligas, importadas de várias regiões do planeta.

Durante o encontro, o diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, reforçou o compromisso da Companhia em promover um ambiente de negócios atrativo no Pará. “Nosso foco é contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado. Estamos sempre abertos a dialogar com empresas interessadas em se instalar na região, especialmente em locais estratégicos, como a ZPE de Barcarena”, afirmou.

Vantagens da ZPE – A Zona de Processamento de Exportação de Barcarena oferece uma série de incentivos, que proporcionam vantagem competitiva para os produtos exportados, como benefícios fiscais, agilidade alfandegária, liberdade cambial e outras facilidades administrativas previstas no Novo Marco Legal das ZPEs, instituído pela Lei 14.184, de 2021. Essas condições são um atrativo para empresas exportadoras interessadas em operar no Pará.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *