Conheça o Projeto Saneamento nas Escolas no Marajó

Conheça o Projeto Saneamento nas Escolas no Marajó

O Projeto Saneamento nas Escolas, de forma piloto no Marajó, é realizado pela Habitat para a Humanidade Brasil. Ele surge para enfrentar os desafios de saneamento básico nas escolas da Ilha do Marajó.

Com o objetivo de promover melhorias nas condições sanitárias, saúde, e ambientes propícios ao aprendizado, o projeto busca fortalecer as comunidades locais e garantir acesso ao saneamento básico. A primeira etapa do projeto incluiu um levantamento de dados inéditos, divulgado através de uma plataforma interativa.

Esta plataforma permite que todos os interessados acompanhem o progresso do projeto de maneira transparente e acessível, compreendendo as necessidades específicas de cada escola e as soluções implementadas para melhorar o acesso à água e saneamento.

O Marajó enfrenta desafios significativos em relação ao acesso ao saneamento básico, especialmente nas escolas. Na Ilha do Marajó, quase 94% das escolas com até 50 alunos não têm acesso ao abastecimento público de água.

Quase 60% não têm tratamento de esgoto adequado, 37,4% não têm banheiro, 89,4% (356 escolas) não têm coleta de lixo e 45,7% não têm energia elétrica.

A falta de infraestrutura adequada de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos compromete a saúde e a segurança dos estudantes e profissionais, impactando negativamente o processo educativo.

A ausência de saneamento básico, que inclui o fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem urbana, afeta não apenas a qualidade de vida, mas também o acesso à educação e à saúde.

Na Ilha do Marajó, essa questão é ainda mais urgente devido à privação desse direito por grande parte da população que vive em áreas rurais e alagáveis.

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *